Curso Audiovisual 2009 - CUFA Cidade de Deus

sábado, 29 de agosto de 2009

ReCultura: um movimentp para todos

Foi lançado oficialmente ontem, 28 de agosto, o Movimento ReCultura, que tem por objetivo discutir e propor uma reformulação fiscal, tributária, trabalhista e a construção de um marco regulatório digno e formal para atividade produtiva na cultura. O evento, que aconteceu em mais de 20 estados brasileiros, foi realizado na Funarte e contou com a presença de personalidades como os músicos MV Bill e Sandra de Sá, o presidente de Funarte, Sérgio Mamberti, o produtor teatral Eduardo barata, as secretárias estadual e municipal, Adriana Rates e Jandira Feghali, respectivamente, entre outros.

No debate, iniciado com as falas dos convidados, mas que foi aberto posteriormente para as pessoas presentes, girou em torno das reformas necessárias e do posicionamento da classe artística e da sociedade em geral com relação ao tema.

Para Sandra de Sá, cultura é mais do manifestação artística, é história; e afirmou que vivemos a indústria do anticultural, salvar a cultura é salva a história, a memória de um povo.

"A cultura de um país é sua história. Acho que neste momento o mais importante de tudo é estarmos juntos, não separar a turma do cinema, da música, do teatro, enfim. Temos que ter o despudor de ser sinceros".

Para Adriana Rates e Ivana Bentes, Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, é muito bom o fato dessa discussão começar no âmbito da cultura, mas que não se deve esquecer que não são só as pessoas que trabalham com cultura que sofrem com as questões tributárias e trabalhistas, mas todos os quer vivem na informalidade.

Acesse:
http://www.re-cultura.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário