Curso Audiovisual 2009 - CUFA Cidade de Deus

domingo, 16 de agosto de 2009

O áudio do visual

A aula do último sábado, dia 15 de agosto, foi ministrada pelo produtor musical da Rede Globo, Paulo Roberto Ferreira, e, como não poderia deixar de ser, teve como tema principal a importância do som e as técnicas atuais para que um bom trabalho seja feito. De uma maneira descontraída e animada, Ferreira motivou todos a não parar no primeiro obstáculo, a experimentar, mas sempre com o objetivo de melhorar, não experimentar por experimentar. Para isso, usou como exemplo sua própria história de vida, o caminho percorrido nesses 25 anos de Rede Globo, que o gabaritou não só para falar com aqueles que manipulam o som, mas com aqueles que constroem e trabalham com equipamentos desta área.
Sobre como fazer som para TV e Cinema, ele apresentou item por item como funciona o processo de pensar, gravar e preparar os efeitos sonoros que serão utilizados em uma gravação.
- A criação da linha sonora: é feita a partir de uma reunião com o diretor, nesse momento é percebido o conceito da cena/gravação;
- Sound Designer: é o nome dado ao profissional de áudio que trabalha com esse setor de produção;
- Assinatura Sonora: pode ser realista (som direto*, ou gravado no ambiente) ou não realista (som criado, fake, feito com utensílios como vidro quebrado, pedaços de coco, etc.). Essa assinatura será determinada na criação da linha sonora;

- Efeitos sonoros: FX / Foley (produção do som não realista);

- Mixagem: quando todos os elementos acima descritos são reunidos;
- Masterização;
É a partir da utilização adequada, perfeita, desses elementos que, de acordo com Paulo Roberto, o áudio e o visual se tornam uma coisa só.


*Som direto é aquele gravado no momento da gravação, direto da cena.

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