A CUFA possui atualmente um Núcleo de Projetos, responsável por elaborar projetos, enquadrá-los nas Leis de Incentivo, buscar patrocínios e dar prosseguimento aos mesmos, até sua fase de execução pelos demais núcleos envolvidos.
À frente deste Núcleo está Fernanda Borriello, nossa palestrante do último sábado, que ensinou aos alunos do Curso Audiovisual todo o processo de construção e envio de projetos e as exigências para que possam ser enquadrados nas principais leis de incentivo.
A principal Lei abordada por Fernanda foi a Lei Rouanet, a Lei Federal de Incentivo à Cultura. O grande destaque desta Lei é a política de incentivos fiscais que possibilita as empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoas fisícas) aplicarem uma parte do IR (Imposto de Renda) devido em ações culturais.
Os incentivos fiscais proporcionaram a expansão da cultura, pois com o benefício no recolhimento do imposto a iniciativa privada se sentiu estimulada a patrocinar eventos culturais. Além de fomentar a cultura, valoriza a marca das empresas junto ao público.
Os projetos de âmbito cultural que se enquadrarem nesta lei podem ser beneficiados, pois recebem uma espécie de certificado autorizando-os a captar um determinado valor junto a pessoas jurídicas ou físicas, possibilitando, assim, uma parceria muitas vezes positiva entre as partes.
Sobre a estrutura de um projeto, Fernanda apresentou um esqueleto de um projeto básico. Que se baseia em:
¨ Apresentação ( Resumo conciso, hora de “vender” a sua idéia)
¨ Justificativa ( Por quê? Como? Onde quero Chegar?)
¨ Objetivos ( Ir direto ao ponto)
o Objetivo Geral (resumo de suas metas)
o Objetivo Específico ( detalhamento de suas metas)
¨ Metodologia ( No caso de projetos sociais)
¨ Contrapartida ao patrocinador ( O que você vai oferecer ao seu Patrocinador?)
¨ Orçamento e cronograma de desembolso( Deve vir em anexo: valores de cachês, passagens, transporte, alimentação, equipamentos, etc.)
Algumas dicas importantes na hora de criar seu projeto:
u Analise qual o real objetivo do seu projeto
u Pesquise quais empresas investem na área de atuação do seu projeto
u Após identificar as empresas que possuem o perfil do seu projeto, direcione alguns itens da execução do projeto com as diretrizes
apostadas pela empresa
u No ato do envio do projeto sempre envie junto materiais que comprovem a seriedade de sua instituição e dos projetos que realiza(declarações de personalidades, políticos e empresas)
u No caso de uma apresentação pessoalmente do projeto, faça um levantamento do perfil da pessoa que vai encontrar
u Sempre saiba todos os detalhes do proje
to que irá apresentar
u Nunca coloque no projeto ou se compromenta com ações que não poderá cumprir.
u Sempre mantenha as documentações(certidões, declarações) da sua instituição em dia
u Fique sempre atendo em editais
u Ainda falando em editais, não perca tempo enviando projetos que não se enquadram no perfil requisitado. Ganhe tempo buscando editais que realmente possa concorrer
u Seja sempre claro e objetivos nos projetos
u Sempre coloque no projeto informações verdadeiras
u Em um projeto ou apresentação procure chamar a atenção para o que de melhor você realiza e não enumere o que talvez pudesse fazer.
Todos puderam tirar sua dúvidas e esclarecer ponto a ponto. Ao final da aula a turma foi dividida em grupos, era hora de criar seus próprios projetos baseados
nas instruções que receberam. Cada grupo deveria preencher o esqueleto do projeto com idéias compartilhadas entres os componentes e após 20 minutos todos fizeram suas apresentações, onde a Borrielo posicionou-se como patrocinadora e o restante dos alunos como acionistas.
Os alunos estão de Parabéns pelo interesse e participação. E Obrigada Fernanda Borrielo pelo "aulão".
Os interessados cliquem aqui para ter acesso à apresentação de slides elaborada para a aula.