Curso Audiovisual 2009 - CUFA Cidade de Deus

domingo, 4 de outubro de 2009

Penas Alternativas

Meu único filme no Festival do Rio 209 até agora, “Penas Alternativas” trás a tona um tema recorrente no Brasil: o sistema carcerário. O documentário, dirigido por Lucas Margutti e João Valle, mostra a realidade das penitenciarias brasileiras, focando nas condições de recuperação do condenado, passando pelo sistema judicial brasileiro, os critérios de julgamento e o histórico criminal de cada personagem.

O interessante na montagem do filme é a maneira como os diretores intercalam as falas dos advogados, juízes, agentes penitenciários com os relatos dos próprios detentos. A explicação de como surgiu a lógica da cadeia, e o percentual de recuperação, junto ao depoimento de um detento que estava pela terceira vez na cadeia e de outro que cumpre a pena prestando serviço formam a base da argumentação dos diretores, fazendo com que as pessoas que viram o filme tenham a plena consciência que sim, há como mudar.

Abaixo coloco as informações oficiais do filme (quem viu algum outro filme do festival, manda o texto para o blog que a gente publica).

Lídia Michelle

Penas Alternativas


Título Original: Penas Alternativas
Título em Inglês: Avoiding Jail
Classificação:14

Direção: Lucas Margutti e Joao Valle
Roteiro: Joao Valle
Elenco: Documentario
Fotografia: Juarez Pavelak
Montagem: Joao Valle e Lucas Margutti
Música: Daniel Mazuka e Bruno LT
País: Brasil
Ano: 2008
Duração: 71min



Sinopse:

O documentário busca refletir sobre o fracasso do sistema penitenciário brasileiro. Tendo como foco um Centro de Detenção, um presídio e uma ONG no estado de São Paulo, o filme percorre vidas que seguiram destinos diferentes. Pelos depoimentos de indivíduos que foram sentenciados ao regime fechado de encarceramento e dos que realizaram as penas alternativas, mais precisamente a prestação de serviços a comunidade, o documentário apresenta soluções para a superlotação carcerária e investiga as finalidades da pena de prisão.

Biografia do diretor:

Lucas Margutti tem 32 anos e é roteirista, cinegrafista, diretor e montador. Realizou os curtas Bagata (1998) e O Entregador. João Valle também tem 32 anos. Mestre em Antropologia Social, pesquisou e escreveu sobre violência policial. Produz documentários para a televisão francesa ARTE. Desenvolvido como documentário híbrido para cinemas e apresentações ao vivo. este é é o primeiro longa-metragem de ambos os diretores.